Entrevista com moradora antiga do bairro Boa Vista

Professora Helena Rutte Ramos dos Santos, 5° ano A. Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani


Os alunos do 5° ano A da professora Helena juntamente com os alunos do 5° ano B da professora Mônika realizaram uma entrevista com a sra Zélia Alves de Aquino, de 60 anos e há 44 anos moradora do Bairro Boa Vista na vila Jardim Esplanada, onde se localiza nossa escola. A entrevista teve como objetivo mostrar aos alunos as transformações ocorridas no município de Ponta Grossa que neste ano completará 200 anos.

Como uma das moradoras mais antiga deste bairro, ela relatou diversos fatos, principalmente as dificuldades enfrentadas no início, relacionadas ao transporte coletivo, ao comércio distante, às estradas empoeiradas, aos animais de grande porte soltos nos campos e estradas, à falta de postos de saúde, creches e escolas próximas.

Ao ser perguntado sobre se conhecia alguma lenda local, relatou o seguinte: “ bem no início, onde hoje se localiza a RPC, a noite ouvia- se o gritador a meia-noite “.

A sra Zélia contou também que, quando conheceu a região do Jardim Esplanada, só se via campos e vacas soltas e que ela não queria morar aqui, mas seu marido comprou um terreno e tiveram que morar aqui. Relatou ainda que precisava levar as roupas de ônibus para lavá-las no bairro de Uvaranas.

E foi assim que a sra Zélia e outras famílias iniciaram sua vida na região do Jardim Esplanada, enfrentando muitas dificuldades e onde, algumas delas permanecem até hoje, inclusive os filhos e até mesmo os netos continuam morando no bairro.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemorando o Dia dos Pais na escola

Cuidados com o futuro