O relaxamento e seus benefícios no ambiente escolar

Professora Helena Rutte Ramos dos Santos, 5° ano A. Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani

Os alunos da Escola Professor Kamal Tebcherani, orientados pela professora Márcia da Silva Batista, participam do momento de relaxamento ( uma turma por vez). O projeto partiu da necessidade da desaceleração que causavam conflitos no horário do almoço na escola de tempo integral. Buscando amenizar esses conflitos, a ideia do relaxamento foi proposta para esse momento, por se acreditar nos benefícios físicos e mentais de todos os envolvidos.

Observou- se que o relaxamento auxilia os alunos a manter o foco na aula, reduz a ansiedade e promove a empatia. Auxilia na concentração, controle das emoções, autoconhecimento e favorecimento no desenvolvimento da personalidade, do caráter e cultura da paz.

A professora conduz o aluno a perceber seu corpo, sua respiração, a imaginarem uma luz azul percorrendo seu corpo, proporcionando sensação de bem- estar e paz interior, sempre ao som da natureza ou de uma música tranquila. Nesse momento, as crianças são conduzidas a se concentrarem no coração e que podem adormecer, se quiserem. A professora utiliza palavras de auto- estima para valorizar as crianças. Durante todo esse tempo os alunos permanecem deitados em tapetes.

Outro trabalho que vem sendo realizado é o de “ volta à calma “ para o retorno da aula do período da tarde. Ao som de uma música relaxante, todos os alunos, sentados em suas salas de aula, descansam a cabeça sobre a cadeira para se acalmarem.

Já foram observadas melhoras significativas no comportamento e socialização das crianças que também demonstram gosto pela técnica.

Aproveitamos também as ideias da videoaula sobre autoestima com o Instituto Mundo Melhor e o psicólogo Luis Felipe que relata muito bem como se gostar mais e saber resolver os problemas sem sofrer muito, de maneira mais saudável.

O uso da literatura em forma de fantoches também abordou o tema em momento de leitura.

Vejo no trabalho da professora Márcia a preocupação em englobar, ao mesmo tempo que temos que trabalhar os conteúdos curriculares tradicionais, estratégias para lidar com emoções, interagir com pessoas diferentes e com o espaço de convivência.












































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com moradora antiga do bairro Boa Vista

Comemorando o Dia dos Pais na escola

Cuidados com o futuro