O relaxamento e seus benefícios no ambiente escolar
Professora Helena Rutte Ramos dos Santos, 5° ano A. Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani
Os alunos da Escola Professor Kamal Tebcherani, orientados pela professora Márcia da Silva Batista, participam do momento de relaxamento ( uma turma por vez). O projeto partiu da necessidade da desaceleração que causavam conflitos no horário do almoço na escola de tempo integral. Buscando amenizar esses conflitos, a ideia do relaxamento foi proposta para esse momento, por se acreditar nos benefícios físicos e mentais de todos os envolvidos.
Observou- se que o relaxamento auxilia os alunos a manter o foco na aula, reduz a ansiedade e promove a empatia. Auxilia na concentração, controle das emoções, autoconhecimento e favorecimento no desenvolvimento da personalidade, do caráter e cultura da paz.
A professora conduz o aluno a perceber seu corpo, sua respiração, a imaginarem uma luz azul percorrendo seu corpo, proporcionando sensação de bem- estar e paz interior, sempre ao som da natureza ou de uma música tranquila. Nesse momento, as crianças são conduzidas a se concentrarem no coração e que podem adormecer, se quiserem. A professora utiliza palavras de auto- estima para valorizar as crianças. Durante todo esse tempo os alunos permanecem deitados em tapetes.
Outro trabalho que vem sendo realizado é o de “ volta à calma “ para o retorno da aula do período da tarde. Ao som de uma música relaxante, todos os alunos, sentados em suas salas de aula, descansam a cabeça sobre a cadeira para se acalmarem.
Já foram observadas melhoras significativas no comportamento e socialização das crianças que também demonstram gosto pela técnica.
Aproveitamos também as ideias da videoaula sobre autoestima com o Instituto Mundo Melhor e o psicólogo Luis Felipe que relata muito bem como se gostar mais e saber resolver os problemas sem sofrer muito, de maneira mais saudável.
O uso da literatura em forma de fantoches também abordou o tema em momento de leitura.
Vejo no trabalho da professora Márcia a preocupação em englobar, ao mesmo tempo que temos que trabalhar os conteúdos curriculares tradicionais, estratégias para lidar com emoções, interagir com pessoas diferentes e com o espaço de convivência.
Os alunos da Escola Professor Kamal Tebcherani, orientados pela professora Márcia da Silva Batista, participam do momento de relaxamento ( uma turma por vez). O projeto partiu da necessidade da desaceleração que causavam conflitos no horário do almoço na escola de tempo integral. Buscando amenizar esses conflitos, a ideia do relaxamento foi proposta para esse momento, por se acreditar nos benefícios físicos e mentais de todos os envolvidos.
Observou- se que o relaxamento auxilia os alunos a manter o foco na aula, reduz a ansiedade e promove a empatia. Auxilia na concentração, controle das emoções, autoconhecimento e favorecimento no desenvolvimento da personalidade, do caráter e cultura da paz.
A professora conduz o aluno a perceber seu corpo, sua respiração, a imaginarem uma luz azul percorrendo seu corpo, proporcionando sensação de bem- estar e paz interior, sempre ao som da natureza ou de uma música tranquila. Nesse momento, as crianças são conduzidas a se concentrarem no coração e que podem adormecer, se quiserem. A professora utiliza palavras de auto- estima para valorizar as crianças. Durante todo esse tempo os alunos permanecem deitados em tapetes.
Outro trabalho que vem sendo realizado é o de “ volta à calma “ para o retorno da aula do período da tarde. Ao som de uma música relaxante, todos os alunos, sentados em suas salas de aula, descansam a cabeça sobre a cadeira para se acalmarem.
Já foram observadas melhoras significativas no comportamento e socialização das crianças que também demonstram gosto pela técnica.
Aproveitamos também as ideias da videoaula sobre autoestima com o Instituto Mundo Melhor e o psicólogo Luis Felipe que relata muito bem como se gostar mais e saber resolver os problemas sem sofrer muito, de maneira mais saudável.
O uso da literatura em forma de fantoches também abordou o tema em momento de leitura.
Vejo no trabalho da professora Márcia a preocupação em englobar, ao mesmo tempo que temos que trabalhar os conteúdos curriculares tradicionais, estratégias para lidar com emoções, interagir com pessoas diferentes e com o espaço de convivência.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

Comentários
Postar um comentário