COMBATE A DENGUE

Professora Cristiane Martins Hilgemberg, 5° ano B. Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani.




A turma do 5° ano B abordaram como tema o projeto Dengue, uma doença que vem se proliferando e deixando muitos doentes.

Começamos o assunto com a história “Amanda no país da consciência” que narra a história de duas colegas na escola, uma foi infectada e ficou muitos dias em casa se recuperando da doença, enquanto os colegas torciam pela sua volta e se mobilizavam para evitar a proliferação do mosquito.

Em sala fizemos estudos no site indicadores de dengue, site do governo, onde pudemos analisar e visualizar em tempo real os aumentos dos casos em no Brasil, Estado, município. Os educandos ficaram bastante impactados ao comparar os números de casos comparados ao ano anterior.

Trabalhamos com produções de textos, poesias, folders, desenhos, entre outros. A turma confeccionou mosquitos Aedes Aegypit que foi pendurado nos corredores da escola com o objetivo de conscientizar os demais educandos.

A turma passou em todas as salas contando sobre o histórico, a forma de proliferação, transmissão e tratamento da Dengue. Explanaram sobre repelente natural, citronela, os alunos confeccionaram o repelente para cada turma da escola e também deixaram uma plantinha de citronela para cada turma cuidar da sua mudinha.

Para enriquecer e potencializar os aprendizados sobre a doença os alunos do 4°A e 5° A dramatizaram a história sobre a dengue no Projeto Stop da leitura da Escola.

Os educandos saíram pelas ruas da comunidade com cartazes e folders conversando com os moradores conscientizando sobre os cuidados que devem ter com seus quintais.

Para findar a semana de combate a dengue as agentes comunitárias da Unidade de saúde do bairro apresentaram um teatro na escola enfatizando e incentivando os cuidados com o mosquito da dengue com o projeto Saúde na Escola uma parceria, entre a saúde e Escola.

Pôde-se perceber uma mudança de comportamento dos alunos na escola toda dando depoimentos sobre os cuidados que todos os familiares estão tendo em casa e fiscalizando os vizinhos.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com moradora antiga do bairro Boa Vista

Cuidados com o futuro

Comemorando o Dia dos Pais na escola